O CTe é um documento adequado à comprovação fiscal de todas as atividades relacionadas ao frete. Apresentando caráter digital, a sua emissão ocorre apenas sob o formato XML. Além disso, a segurança jurídica do CTe é atestada pelo certificado digital do cliente, utilizado para assinar o documento de maneira eletrônica.
Com isso, minimizam-se as possibilidades de falsificação fiscal, garantindo mais confiabilidade nas transações logísticas das empresas. Em tempo, o CTe representa uma verdadeira evolução no processo documental do frete, pois substitui inúmeros documentos ao mesmo tempo em que aumenta a segurança e agilidade dos procedimentos de verificação.
No Gestores o CT-e está operando de forma muito eficas, prática e damos todo o suporte devido para nossos clientes
Sebastião Gomes – Consultor de Negócios
Além da unificação do teor fiscal de inúmeros documentos em um, ele ainda garante outros benefícios às empresas. Abaixo, compilamos mais algumas vantagens propostas pelo Conhecimento de Transporte Eletrônico. Confira!
O CTe é emitido de maneira autônoma, por meio de softwares de GED — Gerenciamento Eletrônico de Documentos. Com isso, o profissional contábil ganha tempo útil devido à emissão imediata do documento.
Devido ao alto teor de segurança envolto na emissão do CTe, o tempo de fiscalização do documento é quase instantâneo, reduzindo drasticamente o período em que os caminhões ficam imobilizados nos postos de fiscalização.
O CTe não pode ser emitido com falhas de digitação, pois obstrui a emissão do documento que conta com erros.
A melhoria na gestão empresarial é consequência da emissão dos CATE (Custos Adicionais de Transporte Eletrônico), devido à automatização dos dados.
Em longo prazo, a emissão de menos documentos, com finalidades consolidadas em apenas um CTe, representará um sutil corte de gastos, diminuindo-se os custos com a impressão e o armazenamento desses documentos recorrentes.
A compreensão sobre o que é CTe permite entender as vantagens que ele proporciona à empresa de transporte. Como temos citado, os benefícios são muitos, mas um dos principais certamente é a redução do tempo que os veículos gastam nas paradas em postos fiscais de fronteira.
Há também mais velocidade no processo de fiscalização da carga, ou seja, dos produtos que estão sendo transportados.